Comprar um imóvel na planta tem diversas vantagens, como preços mais baixos e condições de pagamento facilitadas. Porém, é preciso ter muito cuidado e não deixar de observar alguns detalhes ao comprar um imóvel na planta. Afinal, o comprador está adquirindo algo visto apenas no papel e que ainda vai levar um tempo para ser concluído e entregue. Além de levar em consideração fatores relacionados à localização do imóvel, ao registro do lançamento e à idoneidade do vendedor, por exemplo, é preciso se atentar às condições de pagamento para não ter dores de cabeça futuramente. É por esse motivo que a ADM Imóveis preparou este conteúdo, como forma de te orientar e ajudar você a evitar os erros mais cometidos na hora de adquirir um imóvel na planta..

Financiamento do imóvel na planta

O financiamento de um imóvel na planta envolve duas etapas: a primeira delas começa com a assinatura do contrato de compra e venda com a construtora, oficializando a negociação. A segunda etapa é quando as chaves são entregues. Normalmente, neste momento, o comprador decide recorrer a um financiamento bancário do valor devedor. E é por conta deste momento que é preciso ficar atento.

Ao lançar um imóvel, a construtora já tem em mente essas duas etapas. A tabela oferecida no momento da assinatura do contrato contempla boas condições aos compradores e o valor necessário para dar andamento à construção. Ela deve começar a obra e dar continuidade a ela independentemente da quantidade de plantas vendidas. Por isso, é muito importante que seja uma construtora sólida no mercado.

Normalmente, quando um imóvel é comprado na planta, as construtoras criam um parcelamento (que podem variar de construtora para construtora) composto por: Sinal: pago no ato da assinatura do contrato de compra e venda Parcelas mensais: pagas até as chaves serem entregues Parcelas intermediárias/ balões: parcelas maiores que são pagas em períodos intermediários mais longos Chaves: cobrada na entrada das chaves do imóvel

Financiamento após a entrega das chaves

O valor que ainda deve ser pago após a entrega das chaves pode ser financiado. Porém, o financiamento bancário só é liberado depois que a prefeitura emite o Habite-se, quando o imóvel já foi vistoriado e está totalmente de acordo com o projeto e com as normas da construção civil.

Por isso, aqui vai a nossa dica: analise bem todo o contrato e tenha certeza de que o orçamento cabe no seu bolso. Muitas pessoas compram um imóvel na planta sem se planejar e, quando chega a hora de desembolsarem uma parcela maior, acabam tendo que renunciar ao negócio. A equipe de consultores da ADM Imóveis está sempre pronta para te auxiliar em todo o processo de compra e venda de imóveis!