Você tem controle das suas finanças? Sabe o quanto recebe e o quanto gasta? Esse é o pontapé inicial para o planejamento financeiro: organizar suas receitas e despesas e saber o quanto você pode poupar por mês. Estabeleça o seu orçamento e o valor mensal que poderá ser destinado à compra do imóvel. Muitas vezes, nesta etapa, será necessário abrir mão de alguns gastos para poder chegar mais perto de realizar o sonho da casa própria.

Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo. Você precisa começar a guardar o dinheiro pensando na entrada e nas documentações, mas também não pode se esquecer do valor que será financiado. Tudo aquilo que você conseguir poupar não deve ficar na sua conta corrente: é importante investir, especialmente em renda fixa, pois assim você terá ganhos previsíveis e com estabilidade.

Conhecer quais são as opções de pagamento de um imóvel também é importante, porque isso vai te ajudar a traçar melhor as suas metas. Quanto maior o valor que você conseguir pagar na entrada, por exemplo, melhor, já que o restante financiado será dividido em menos parcelas, os juros serão menores e o imóvel será quitado mais rápido!

Avalie bem todas as suas necessidades e expectativas: como você quer que seja a sua casa ou apartamento, tamanho, localização, condições… Afinal, esta é uma escolha muito importante e que deve ser feita com cautela. Não tenha pressa para escolher e conte com a ajuda de um profissional. Um consultor de imóveis pode te auxiliar neste processo de escolha e compra, esclarecendo as suas principais dúvidas e garantindo que esta compra seja feita da maneira mais segura possível.