Hoje, praticamente todos os bancos brasileiros aceitam a portabilidade do financiamento imobiliário. Ou seja, não importa em que instituição financeira o seu contrato foi firmado, você pode transferi-lo para o banco que preferir, analisando todas as condições de crédito e juros do financiamento.

Como funciona?
Normalmente, é feito um novo financiamento com base no saldo devedor (ou seja, no que você ainda deve do financiamento). O novo banco mantém o mesmo valor do contrato e procura manter o mesmo prazo. O único aspecto que pode ser alterado é a taxa de juros. Vale ressaltar que esta transição de banco é isenta de IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras.

O primeiro passo a ser dado deve ser analisar o contrato atual (e providenciar uma cópia para levá-la ao banco para o qual pretende mudar o financiamento), observando saldo devedor e quando vence a última prestação.

Feito isso, entre em contato com o banco e solicite a aprovação do crédito. Esta etapa funciona praticamente igual a quando você vai comprar o imóvel: o banco deve aprovar o crédito e os seguros habitacionais parque a portabilidade seja liberada pelo banco onde você fechou o contrato.

Após todo este trâmite e, caso a portabilidade seja aprovada, você deve quitar os débitos com a instituição financeira bancaria anterior (caso exista alguma prestação vencida) e assinar o contrato com o novo banco, considerando um novo saldo devedor a ser liquidado no mesmo período do contrato.

Dicas importantes
Uma das possibilidades desta portabilidade é a de reduzir o valor da parcela adequando o financiamento a taxas de juros mais atrativas. Por isso, é muito importante fazer uma simulação e investigar em quanto esta parcela poderia cair. Para esta tarefa, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Atualmente, praticamente todos os bancos oferecem um simulador virtual de portabilidade de financiamento imobiliário. Nele, você insere todas as informações e pode ter, em pouco tempo, uma cotação para avaliar se vale a pena ou não mudar o banco de financiamento do seu imóvel.

Se você tem alguma dúvida ou interesse nesta operação, a equipe de consultores da ADM Imóveis pode te ajudar, para que você faça um bom negócio, economizando em suas parcelas.