Como funciona a análise de crédito na hora de você comprar um imóvel? A ADM Imóveis te explica! Primeiro, é importante entender que, quando você vai adquirir uma casa ou um apartamento e pretende financiar parte do valor, na prática, é o mesmo de você estar fazendo um empréstimo com o banco. Ou seja, o banco paga o imóvel para a a construtora ou o o antigo proprietário e você fica devendo o banco, tendo o imóvel como garantia.

Como todo empréstimo, é preciso seguir alguns critérios para que o crédito seja concedido. Tudo tem um único objetivo: ter a certeza de que o devedor, no caso quem irá comprar o imóvel, tem condições de pagar a dívida a curto, médio ou longo prazo, a depender do prazo do financiamento.

Então, quais são os aspectos que vão ser analisados na hora de financiar um imóvel?

Renda
O primeiro passo do banco é a comprovação de renda. A partir dos rendimentos do interessado no crédito, o banco vai oferecer as possibilidades de empréstimo. Ou seja, com a sua renda, o banco define quanto vai ser possível financiar, em quanto tempo e, a partir disto, você acaba descobrindo também quanto vai precisar dar de entrada no imóvel.

Patrimônio e histórico de outros financiamentos
O que o banco quer é ter a certeza de que você consegue pagar a dívida. Por isso, se você já comprou outros imóveis antes, já tem um patrimônio e, inclusive, se dispõe a usar este patrimônio como garantia, pode ser um ponto a mais na análise de crédito e, inclusive, pode render condições de pagamento diferenciadas.

Hábitos de consumo
O banco também leva em conta, ao analisar o crédito a ser concedido, o histórico da pessoa, a idade, o perfil de consumo, se o nome da pessoa tem histórico de negativação. Quanto mais jovem, por exemplo, maior é o prazo em que o banco pode financiar o imóvel. Atualmente, os financiamentos de imóveis podem chegar a 30 anos, ou seja, até 360 prestações.

Uma regra que é básica é que o valor da prestação não pode comprometer mais do que 30% da renda de quem está comprando o imóvel. Portanto, obviamente, quanto menor a renda, menor vai ser a prestação que o banco vai liberar na hora do financiamento.

Enfim, se você está pensando em financiar um imóvel e tem dúvidas sobre o que é levado em conta e o que é necessário fornecer ao banco, fale com a equipe de especialistas da ADM Imóveis. Nosso time de consultores está pronto para prestar toda assistência necessária para que você consiga comprar o imóvel que sempre sonhou, com as melhores condições de financiamento.