Comprar um imóvel na planta possui diversas vantagens, mas também é preciso tomar alguns cuidados ao fechar um negócio como este. Para esclarecer todas estas dúvidas, a ADM Imóveis preparou este artigo.

Pensando nas vantagens, a principal delas é a viabilidade financeira: imóveis adquiridos na planta permitem um valor de entrada menor ou até mesmo parcelado. Assim, fica mais fácil adaptar o seu orçamento familiar com a compra de uma casa ou um apartamento novo. O preço do imóvel é mais acessível. E, apesar do custo menor, depois de pronto o imóvel aumenta a sua valorização no mercado.

Uma outra vantagem se refere à personalização do imóvel na planta, já que as construtoras permitem que o comprador escolha a disposição das paredes, acabamento e outros detalhes. É muito mais prático fazer reforma enquanto ele ainda está em construção. As instalações elétricas também são muito mais modernas e com uma estrutura pronta para todos os equipamentos que usamos no nosso dia a dia e que, muitas vezes, os apartamentos mais antigos não têm.

Além disso, as plantas atuais utilizam melhor o espaço disponível, pois as necessidades mudaram com o tempo. A infraestrutura é mais moderna!

Comprar um imóvel na planta é menos burocrático. A documentação é mais prática já que, como não havia morador antes, não há inconvenientes como registros incompletos, taxas ou impostos não pagos, entre outros inconvenientes.

Quais os cuidados importantes na hora de comprar um imóvel na planta?
• Escolha um imóvel de uma construtora de credibilidade, com certificados de qualidade (ISO), para ter certeza de que vai pegar o apartamento ou casa de acordo com o que pagou;

• O valor do imóvel na planta deve ser menor do que o praticado na venda empreendimentos já prontos;

• Memorial descritivo da obra: confira a qualidade dos materiais de construção e acabamento usados na construção;

• Quando o valor da entrada e das parcelas é muito baixo, é bom se certificar se, na hora de pegar a chave, você não terá que desembolsar muito dinheiro.

• Não se esquecer de que, na hora da entrega das chaves, a entrada deve estar quitada e financiamento começa a operar, quando a compra não é feita à vista.

Além de todos estes cuidados, comprar um imóvel na planta requer também um planejamento financeiro para os encargos, já que, na maioria das vezes, há parcelas intermediárias e, como qualquer compra de apartamento ou casa, é necessário pagar Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e despesas de cartório. Normalmente, o custo nesta etapa é de, mais ou menos, 3% do valor do imóvel.

Todo este processo fica mais fácil e transparente quando você tem um corretor de confiança. Se você planeja comprar um imóvel e quer tirar todas as suas dúvidas sobre as vantagens e desvantagens de determinado negócio, a ADM Imóveis está de portas abertas para recebê-lo. Nosso WhatsApp é o (62) 99286-7970.