Vai comprar um imóvel em Goiânia ou na Região Metropolitana (Aparecida de Goiânia, Senador Canedo ou cidades próximas) e tem dúvida sobre o que levar em conta? A ADM Imóveis preparou uma lista de fatores que vai te ajudar muito a ponderar sua escolha e definir o melhor lugar para viver ou investir.

Localização

Não podemos olhar a localização de forma fria. Por exemplo, determinado lugar é bom porque é perto do seu trabalho. Isso pode estar te privando de escolher outros imóveis muito bons e que são bem localizados, ao mesmo tempo, mesmo não sendo tão próximo. Se você gostou de um imóvel que é mais afastado, mas, ao mesmo tempo, está próximo de vias expressas como rodovias, anel viário, vias marginais, você pode considerar que ele é um imóvel bem localizado. Às vezes, para você morar em um lugar próximo do Centro, você tem que desembolsar um valor maior, muitas vezes em um lugar antigo, pequeno. Você pode estudar a localização e, por exemplo, pagar menos, em algo melhor e que vai te proporcionar uma mobilidade boa em relação à localização.

Posição do Imóvel

Hoje em dia, com as adequações às normas e padrões de qualidade exigidos por lei, isso quase não é preocupação. Mas principalmente em prédios mais antigos, o aspecto nascente e poente deve ser levado em consideração. Há prós e contras em cada uma das posições. Quem opta pelo poente, pode se expor a um calorão maior (ainda mais em Goiânia), e ter problemas com rachaduras decorrentes da dilatação pelo calor. Quem opta pelo nascente, dependendo do tempo de exposição ao sol, pode estar ficando refém do mofo e do problema de falta de luz e calor. Enfim, cada caso é um caso e deve ser colocado na balança.

IPTU e Condomínio

Quem vai morar em um prédio ou um condomínio horizontal tem uma preocupação a mais: a taxa de condomínio. Quanto mais individualizado o condomínio for (em relação à água, gás, energia), melhor é para o morador. Isso porque a divisão fica mais justa e você, que mora sozinho, não corre risco de pagar o mesmo tanto de água de uma família com pai, mãe, filhos e cachorro. Em relação ao IPTU, há regiões que são mais caras, e isso também pode ser levado em consideração. Tudo vai depender do que você vai estar disposto a pagar. Na Região Metropolitana de Goiânia há excelentes regiões para se morar ou investir, com IPTU bem acessível