Com a taxa de juros baixa totalizando, juros de 2% ao ano é favorável para o nosso País. De janeiro a novembro, a captação da poupança somou R$ 109,4 bilhões – volume recorde desde o Plano Real e que, desde a pandemia, só ficou negativo em novembro, quando saíram mais recursos do que entraram.

Vacina

A análise é positiva com relação ao resultado das vacinas para a imunização contra o vírus da Covid-19 e com o dados que afirmam de que até o fim grande parte da população esteja vacinada, o crescimento da economia é confiável.

Imóvel

De acordo com a página Seu Dinheiro, especialistas são unânimes em apontar o investimento em fundo imobiliário como a opção mais prática e acessível para quem quer ter esse setor na carteira — o que não significa que a compra direta de imóveis deva ser descartada.

Em primeiro lugar, conforme lembra Tenório, do DataZap, há poucos fundos residenciais no país. Em geral os FIIs são concentrados em galpões e salas comerciais.

Em segundo, há as condições macroeconômicas favoráveis já mencionadas. A própria Abecip espera um crescimento do setor imobiliário em 2021 da ordem de dois dígitos. Para além disso, vale a pena prestar a atenção nas seguintes especificidades:

  • Questões como localização e estrutura do empreendimento;
  • “Rental yield”: métrica usada pelo setor para calcular o retorno que um investidor provavelmente obterá por meio do aluguel;
  • Veja se toda a documentação está em ordem;
  • Aproveite a competição entre os bancos e compare as taxas do financiamento imobiliário;
  • Olhe além da taxa de juros e compare o Custo Efetivo Total (CET) dos empréstimos;
  • Se for comprar na planta, verifique o histórico de entrega e a qualidade dos imóveis da construtora.

Curiosidades

Sabia que quem investe o dinheiro em bolsas de valores, entre outras opções novas no mercado, tem mais chance de lucro?

A pessoa que tem dinheiro na poupança, está investindo mal, pois a poupança dá menos que a taxa Selic, de juros. 

Inovação

Seguindo os tópicos a ADM Imóveis conclui que vários fatores sempre estão lá para que os juros caem e sobem cotidianamente, entretanto, a melhor opção é manter-se ligado nas notícias relacionadas ao crédito e ao mercado financeiro.